terça-feira, 1 de outubro de 2019

QUESTÕES DE ENSINO RELIGIOSO - ENSINO FUNDAMENTAL


Leia atentamente o trecho de um texto.
[...]
Sendo a Igreja Católica a religião institucionalmente dominante, pois era unida à administração colonial, ela tentou controlar a difusão de outros cultos assim como impor sua soberania. Porém, como a religião é um fenômeno incontrolável do ponto de vista cultural e social, as crenças se difundiram na mesma proporção das miscigenações. Naturalmente foram surgindo cultos que misturavam os mais diversos tipos de tradições.
[...]


1. Esse trecho está falando
a) da miscigenação de raças.
b) da igreja Católica e seus problemas.
c) dos cultos religiosos.
d) do sincretismo religioso.


Leia o texto abaixo
Você conhece alguma festa popular?

O Carnaval, é claro!
Mas você sabe há quanto tempo existem festas como o carnaval?
Os povos das antigas civilizações faziam festas para homenagear seus deuses e agradeciam à natureza pelo alimento que colhiam da terra.
Essas festas foram transmitidas de pais para filhos até os dias de hoje.
Elas mostram o jeito de ser de cada povo, suas tradições e sua cultura.
No Brasil, as tradições portuguesas uniram-se à dança indígena e ao batuque africano.
O Maracatu tem trajes e danças que lembram os antigos guerreiros e a festa do divino de origem portuguesa, tem danças folclóricas de origem africana.
Danças como a Congada e o Moçambique vieram da cultura africana.
O Cateretê e os Caboclinhos são danças de origem indígena.
Festas como Bumba-meu-Boi narram lendas por meio de dança.
E a Cavalhada narra a história de antigas lutas. Parece um teatro ao ar livre, sempre com roupas muito coloridas e máscaras curiosas.
Em dezembro, a folia de reis celebra o nascimento do menino Jesus.
E na virada do ano a rainha do mar, Iemanjá, é homenageada nas águas do oceano. São muitas as festas populares. Com elas aprendemos uma porção de coisas... histórias, lendas, comidas típicas, músicas e artesanatos.
Conhecer as festas populares é conhecer o seu próprio povo.
Abre alas que eu quero passar
Newton Foot
2. O tema principal abordado no texto ao lado refere-se às
a) festas de homenagem aos deuses.
b) festas populares brasileiras.
c) antigas civilizações.
d) danças dos antigos guerreiros.


Atente para a imagem a seguir.


 











3. Encontramos na imagem acima um exemplo de
a) discurso de autoridade religiosa.
b) discurso de autoridade de uma empresa.
c) discurso de autoridade governante.
d) discurso de autoridade familiar.

 4. Observe os Símbolos Religiosos abaixo e assinale a assertiva que traz a sequência correta:

  









a) Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Taoísmo.
b) Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Umbanda.
c) Xintoísmo, Cristianismo, Islamismo; Taoísmo.
d) Taoísmo, Islamismo, Cristianismo, Judaísmo.  

Leia atentamente.

Ritos sagrados, essência das religiões! Para início de conversa, o rito faz parte da vida de todos. É toda ação ou gesto que fazemos de forma repetitiva, e que tem como finalidades reforçar, aprender e lembrar de nossas experiências. No contexto religioso o rito se torna sagrado a medida em que marca uma passagem de estado de vida para outro e torna o fiel cada vez mais em sintonia com o transcendente (Deus). É o caso do batismo, casamento, velório, etc.
Os ritos sagrados acompanham nossa vida desde o nascimento até a morte. Cada tradição religiosa, procura manter a fé e esperança de sua comunidade realizando seus ritos. Religião nenhuma sobrevive sem ritos. Cabe a cada um de nós respeitar os ritos sagrados que existem e procurar manter aqueles que fazem parte da religião de cada um.

5. Qual o rito sagrado de iniciação no Cristianismo?
a) Leitura da Torá três vezes ao dia.
b) O batismo nas águas.
c) Apresentação na Sinagoga quando nasce.
d) Corte do cordão umbilical pelo pai.

TEXTO: O REI E A FÉ

Certa vez, um rei foi caçar com seu súdito que tinha muita fé e um imenso amor por seu Deus.
Este súdito sempre dizia ao rei que seu Deus era maravilhoso e tudo o que ele fazia era correto.
Durante a caçada, foram surpreendidos por um animal feroz, que atacou o rei. O rei logo gritou ao súdito que pedisse ao seu Deus que o salvasse, apesar de sua incredibilidade. Eis, que a vida do rei foi salva, porém a fera comeu-lhe um dedo. O rei ficou furioso e mandou prendê-lo por trinta dias na masmorra. Novamente o rei foi caçar, perdendo-se na mata e deparou-se com uma tribo de canibais, que o aprisionou para devorá-lo. Ao passar pela apreciação da hierarquia da tribo, perceberam que o rei era imperfeito, pois lhe faltava um dedo. Então, soltaram-no e, ao chegar no palácio, foi logo soltando o súdito que, muito feliz repetiu como sempre: - Meu Deus é maravilhoso e tudo o que ele faz é correto.
- Se o seu Deus é tão maravilhoso e correto, por que ele permitiu que eu o prendesse?
- Meu rei, se eu não estivesse preso, eu estaria com o senhor na caçada e, como eu tenho o corpo perfeito, quem os canibais devorariam?
Adaptado do Texto O Rei e a fé.

6. Quem neste texto vivencia sua fé?

a) O rei.
b) O súdito.
c) A tribo de canibais.
d) O animal.





7. O ato do Smilinguido demonstra

a) egoísmo.

b) compaixão.

c) individualismo.

d) vontade de trabalhar.

 

8. Temos textos sagrados orais e textos sagrados escritos.

O povo, ou seja, as pessoas que se utilizam apenas de textos sagrados orais

a) são os orientais.

b) os portugueses.

c) os indígenas.

d) os asiáticos.

 

LEIA ATENTAMENTE.

A velha máxima “futebol e religião não se discutem” deveria pautar qualquer conversa, seja em família, entre amigos e colegas de trabalho. Avós e manuais de comportamento desde sempre ensinam isso.

E especialistas reforçam: proselitismo fora da comunidade religiosa é deselegante, chato e inconveniente. E pode até caracterizar crime. “As pessoas precisam se convencer da importância de respeitar a crença de cada um”, afirma a consultora de etiqueta Dóris Azevedo, autora de “Etiqueta e Contra-etiqueta”.

Disponível em: https://www.geledes.org.br/os-7-mandamentos-da-tolerancia-religiosa/Acesso dia 28-11-2019.

9. O texto está falando sobre

a) amor ao próximo.

b) não discutir com o outro.

c) fazer amigos.

d) respeitar a religião do outro.

 

10. O texto sagrado escrito Alcorão representa o

a) cristianismo.

b) judaísmo.

c) islamismo.

d) hinduísmo.

 

QUEM SOU EU?

Pedro Bandeira

 

Eu às vezes não entendo!

As pessoas têm um jeito

de falar de todo mundo

que não deve ser direito.

 

Em cada lugar que eu vou,

na escola, na rua também,

ouço dizerem assim,

quando se fala de alguém:

-Você conhece Fulano,

que chegou de uma viagem?

-O pai dele é muito rico,

tem dois carros na garagem!

- E o Maneco, lá do clube?

Pensa que é rico também?

Precisa ver que horrível

o tênis que ele tem!

 

Aí fico pensando

que isso não está bem.

As pessoas são quem são,

ou são o que elas têm?

Eu queria que comigo

fosse tudo diferente

Se alguém pensasse em mim,

Soubesse que eu sou gente.

Falasse do que eu penso,

Lembrasse do que eu falo,

Pensasse no que eu faço,

Soubesse por que me calo!

 

Porque eu não sou o que visto.

Eu sou do jeito que estou!

Não sou também o que eu tenho.

Eu sou mesmo quem eu sou!

(Pedro Bandeira.Palavras de encantamento.Maristela

Petrili de Almeida, Pascoal Soto (coord.).São Paulo,

Moderna, 2001.)


 

11. Releia os versos abaixo:

 

“Eu às vezes não entendo!

As pessoas têm um jeito

de falar de todo mundo

que não deve ser direito”.

A pessoa que fala no poema está se sentindo

a) confusa.

b) feliz.

c) triste.

d) desanimada.

DEUS EXISTE

 

João era dono de uma bem-sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa além do seu mundo material. Um certo dia, estava ele fechando a farmácia, quando chegou uma criança aos prantos, dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer.

Muito irritado, e após a insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio.

Sua insensibilidade perante aquele momento era tal, que acabou pegando o remédio mesmo no escuro e entregando à criança, que agradeceu e saiu dali às pressas.

Dois minutos depois, percebeu que havia entregado o remédio errado para a criança, e que se a mãe dela o tomasse teria morte instantânea.

Desesperado, tentou alcançar a criança, mas não teve êxito.

Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e a dizer que se realmente existisse Deus, que não o deixasse passar por assassino.

De repente, sentiu alguém tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar deparou-se com a criança a dizer:

__Oh, senhor, por favor não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio, dá pro senhor me dar outro?

Sabe...ELE está sempre nos ajudando, nós é que não percebemos isso...

 

Autor desconhecido

 

12. O Transcendente não pode ser explicado cientificamente, mas apenas sentido. Considerando o fato apresentado na história, a diferença entre a atitude de alguém que crê e a atitude de alguém que não crê é

a) a confiança somente em si, independentemente da situação.

b) a procura pelo Transcendente nos momentos difíceis da vida.

c) a confiança somente na medicina nos momentos de abalo emocional.

d) dizer que crê em um ser superior, mas nos momentos de desespero não recorrer a Ele.

 

LEIA COM ATENÇÃO.



13. Levando em consideração as falas da Mafalda, podemos dizer

a) que ela ficou feliz por não ficar com o dinheiro da sua mãe.

b) que tinha um inquilino que ficava incomodando-a.

c) que o Transcendente a ajudou a ser uma pessoa melhor.

d) que ela tinha um inquilino morando na sua casa.

 



14. Após ler e refletir sobre a problemática abordada no texto, responda:

 

A)   O mito de criação do girassol pertence a qual cultura?

a)   ( ) Grega

b)   ( ) Chinesa

c)   ( ) Brasileira

 

B)   Quem era Clície?

a)   ( ) Era uma ninfa aquática apaixonada por Apolo que era o Deus do sol.

b)   ( ) Era o Deus do Sol.

c)   ( ) Foi sempre um girassol.


C)   O que Apolo fez à Clície?

a)   ( ) Apolo não correspondeu ao amor de Clície.

b)   ( ) Apolo correspondeu ao amor de Clície.

c)   ( ) Apolo transformou Clície em girassol.

 

D)   Apenas o sol importava para Clície, pois este representava o seu amor por Apolo. Ficou a contemplá-lo desde o amanhecer até ao anoitecer. Assim, o que houve com Clície?

a)   ( ) Seus pés enraizaram no chão e seu rosto tornou-se uma flor que gira sobre sua própria haste, voltada sempre para o sol, tornando-se assim um girassol.

b)   ( ) Então, ela ficou debilitada e durante nove dias ficou sentada no chão frio, se alimentando de suas próprias lágrimas e do orvalho.

c)   Tornou-se uma planta qualquer.

 

LEIA.

VOCÊ PERCEBEU QUANTO DE MISTÉRIO NO MITO DE CRIAÇÃO DO GIRASSOL?

 Cada povo, em suas diferentes religiões, tem sua própria forma de expressar, registrar, guardar e transmitir o entendimento sobre o sagrado. Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas. Sendo assim, os textos sagrados podem ser orais, escritos, pictóricos ou de outros modos. 

A religião, independente da forma como expressa o sagrado e as práticas que realizam em seus rituais, procura organizar a vida da pessoa religiosa, por isso os grandes acontecimentos religiosos são revividos por meio dos rituais que, tanto nos textos orais como nos escritos, expressam suas crenças e fé. Então, conheceremos alguns desses acontecimentos religiosos, numa aventura através de mitos expressos nos textos sagrados orais e escritos.

 

15.   Segundo o texto acima, de que modo os ensinamentos das diversas religiões podem se apresentar?

a)   ( ) Por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas.

b)   ( ) Por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias e pinturas apenas.

c)   ( ) Por meio da Bíblia Sagrada e do Alcorão apenas.

 

16.   Complete conforme o texto acima:

 A) Sendo assim, os textos sagrados podem ser               ,                       ,                                ou de outros modos.

 a)   ( ) Escritos e pintados apenas.

b)   ( ) Orais, escritos e pictóricos.

c)   ( ) Apenas escritos e orais.

B)   A religião procura organizar a vida da pessoa religiosa, por isso os grandes acontecimentos religiosos são revividos por meio dos rituais que expressam suas crenças e fé. Esses rituais são registrados tanto                                                              :

a)   ( ) Nos textos orais como nos escritos.

b)   ( ) Nas pinturas como nos desenhos.

c)   ( ) Na Bíblia Sagrada como nos Vedas.

 

LEIA.


O QUE OS MITOS TÊM A VER COM OS TEXTOS ESCRITOS?

 A expressão oral é uma das primeiras formas do processo de transmissão acerca do sagrado que é passada de geração a geração, ou seja, os mais velhos ensinam os mais novos. Esses ensinamentos estão ligados aos mitos de criação do mundo, do homem, de explicações sobre os acontecimentos da vida, dos fenômenos naturais, da origem divina e da vida em sociedade. 

Ainda hoje encontramos tradições religiosas que mantém seus ensinamentos a respeito do sagrado somente pela oralidade, como, por exemplo, nas culturas indígenas, africanas e outras. Muitas dessas narrativas orais sobre os acontecimentos religiosos, em algumas tradições, foram compilados em textos escritos transformando-se em livros sagrados, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Tora, os Vedas etc. Sendo assim, alguns mitos que antes eram expressos na oralidade foram transformados em textos escritos.


17.   Quando a transmissão acerca do sagrado é passada de geração a geração, chama-se:


a)   ( ) Expressão oral.

b)   ( ) Expressão artística.

c)   ( ) Expressão poética.

18.  JULQUE AS AFIRMAÇÕES DAS QUESTÕES EM CERTO OU ERRADO:

 A)   Muitas narrativas orais sobre os acontecimentos religiosos, em algumas tradições, foram compilados em textos escritos. Mas há algumas culturas que ainda transmitem seus ensinamentos religiosos apenas pela oralidade.

a)   ( ) Certo.              b)   ( ) Errado.

 B)   São exemplos de livros sagrados Bíblia, o Alcorão, a Tora e os Vedas.

a)   ( ) Certo.              b)   ( ) Errado.



Questão Os princípios éticos e morais das religiões indígenas estão relacionados A) ao homem e sua conduta moral, ao comportamento entre iguais e a relação com a natureza e com os ancestrais. A) ao homem e sua conduta ética, ao comportamento desigual e a relação com a natureza e com os ancestrais. A) ao homem e sua conduta moral, ao comportamento diferente e a relação com a cidade e com os ancestrais. A) ao homem e sua conduta ética, à maneira de viver do homem e a relação com a natureza. Questão O sentido moral da religião cristã reside A) na natureza de que todos são criaturas de Deus e merecem a salvação. B) na natureza de que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. C) na natureza de que todos pecaram e não merecem a salvação. D) na natureza de que todos já estão salvos, através de Jesus Cristo. Questão Sobre a religião Candomblé, podemos dizer que A) Há nessa religião um conjunto de valores e princípios morais. B) A relação do adepto com o seu Orixá tem por objetivo alcançar uma existência em conflito. C) As questões éticas e morais, nessa religião, é uma questão relacional. D) As questões éticas e morais, nessa religião, não dependem do estágio de iniciação do fiel. Questão Os mitos de origem são uma tentativa de explicar, por meio de narrativa, o surgimento de todas as coisas pela ação de Deus (ou deuses). O mito de origem mais conhecido é o narrado a) no Alcorão. b) na Bíblia. c) na Torá. d) na Tripitaka. Questão Segundo a Narrativa de Criação Yorubá, o Deus Supremo, Olorum, chamado também de Olodumare, é o criador de tudo o que existe. Olorum criou o mundo, todas as águas e terras. Criou plantas e animais de todas as cores e tamanhos. Até que ordenou que outro deus criasse o homem. Quem era esse deus? a) Jeová. b) Maomé. c) Oxalá. d) Saturno. Leia o texto. Como um homem solitário e infeliz, Deus também se sentia sozinho e queria uma companhia. Como ele era tão grande quanto um homem e uma mulher juntos, pôde se dividir em dois. Foi assim que nasceu o marido e a esposa. [...] O homem e a mulher foram se transformando em outros seres e povoando a Terra. Dessa forma tudo foi criado do corpo de Deus, macho e fêmea em todas as suas formas de vida. Questão Esse texto está falando da narrativa de criação a) Bíblica. b) Cuidado. c) Yorubá. d) Hinduísmo. Questão No campo da religião, o representante estudado, da matriz ocidental, foi o Padre Júlio Lancellotti por sua luta na defesa A) do homem. B) dos direitos humanos. C) dos animais. D) da paz no mundo. Questão Por sua luta no combate às questões de discriminação racial e intolerância religiosa, representando a matriz africana, Babalaô Ivanir dos Santos é representante A) do Candomblé no Brasil. B) Cristianismo, no Brasil. C) Budismo, no Brasil. D) indígena, no Brasil. Questão É reconhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas: A) Padre Júlio Lancellotti. B) Babalaô Ivanir dos Santos. C) Monge Dalai-Lama. D) Cacique Raoni Metuktire. Questão No campo da religião, o representante estudado, da matriz ocidental, foi o Padre Júlio Lancellotti por sua luta na defesa A) do homem. B) dos direitos humanos. C) dos animais. D) da paz no mundo. Questão Por sua luta no combate às questões de discriminação racial e intolerância religiosa, representando a matriz africana, Babalaô Ivanir dos Santos é representante A) do Candomblé no Brasil. B) Cristianismo, no Brasil. C) Budismo, no Brasil. D) indígena, no Brasil. Questão É reconhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas: A) Padre Júlio Lancellotti. B) Babalaô Ivanir dos Santos. C) Monge Dalai-Lama. D) Cacique Raoni Metuktire. Questão Um cidadão não é alguém apenas que se preocupa com seus direitos, mas também com os direitos das pessoas com quem vive em casa, no seu bairro, na sua cidade ou na escola. Em suma, a) devemos fazer apenas aquilo que é bom para nós. b) não devemos fazer aos outros aquilo que não queremos que façam a nós. c) não se esforçar para cumprir seus deveres e buscar seus direitos. d) nem toda pessoa necessita respeitar o próximo, o meio ambiente e a tranquilidade social. Questão Os deveres dos cidadãos são responsáveis pela organização da vida social. Antigamente, a palavra “cidadão” se referia às pessoas que viviam nas cidades, hoje se refere a) às pessoas que têm seus direitos garantidos e cumprem seus deveres. b) às pessoas que têm alguns direitos garantidos e cumprem seus deveres. c) às pessoas que têm seus direitos garantidos e cumprem alguns deveres. d) às pessoas que cumprem com suas obrigações. LEIA ATENTAMENTE.
Questão Tratar de infância significa falar de um colorido sem fim que cobre o mundo. Não se trata de um único modo de ser, mas de infinitos, tanto quanto crianças há sobre a terra. A diversidade é o que caracteriza a natureza humana. Conforme a tirinha, que direitos são apresentados na narrativa? a) Igualdade, respeito e liberdade. b) Direitos sociais, respeito e liberdade. c) Assistência aos desamparados, diferença e liberdade. d) lazer, diferenças e liberdade. Veja o quadrinho a seguir.
A TURMA da Mônica em: o Estatuto da Criança e do Adolescente. São Paulo: Maurício de Souza Produções, 2018. p. 8. Disponível em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/turma_da_monica/monica_estatuto.pdf Questão Nesse quadrinho, os personagens da Turma da Mônica estão falando sobre suas religiões. Coloque verdadeiras com V e F para falso, em relação ao papel da religião na vida das pessoas. ( ) A religião de uma pessoa pode influenciar sua mística pessoal, ou seja, o sentido que ela atribui à vida. ( ) Todas as pessoas possuem uma mística pessoal. ( ) Nem todos terão uma experiência mística, mas a espiritualidade é acessível a todas as pessoas. ( ) A espiritualidade também oferece sentido à vida, sem a necessidade de vínculo à uma religião. ( ) Só é possível encontrar sentido para a vida na religião Marque a alternativa correta. a) V, V, V, F, F. b) V, V, V, V, F. c) F, V, V, F, V. d) F, V, V, F, V. Questão Assinale a alternativa FALSA sobre a vida espiritual: a) O homem sempre buscou explicações para a vida. b) Vida espiritual está relacionada com evidências científicas. c) A vida espiritual é a conexão da fé em algo superior ao homem. d) Espiritualidade pode estar relacionada com a religião ou não. Questão NÃO é considerada uma vida espiritual ativa se a pessoa a) participar de eventos religiosos como missas ou cultos. b) estabelecer costumes como meditar na própria vida. c) buscar compreender a existência humana só na ciência. d) acreditar no ser superior a nós: o Transcendente. Olhe atentamente para o gráfico das maiores religiões do mundo
Questão A religião com mais adeptos no mundo é a) Islamismo. b) Hinduísmo. c) Cristianismo. d) Budismo. Questão Quando um texto é considerado inspirado por Deus ou recebido diretamente Dele, são chamados de a) Obras Literárias b) Textos Sagrados c) Textos Apócrifos d) Literatura Religiosa Questão Esse Livro Sagrado é dividido em Velho Testamento e Novo Testamento. Estamos falando da(o): a) Alcorão b) Torá c) Vedas d) Bíblia REFLETINDO Você percebeu que um cidadão não é alguém apenas que se preocupa com seus direitos, mas também com os direitos das pessoas com quem vive em casa, no seu bairro, na sua cidade ou na escola? Um bom cidadão se esforça para que todos respeitem seus direitos e busca sempre cumprir seus deveres. Portanto, toda pessoa necessita respeitar o próximo, o meio ambiente e a tranquilidade social. Em suma, não devemos fazer aos outros aquilo que não queremos que façam a nós. Texto: Tudo Sala de Aula, 2022 Questão De acordo com o texto acima, ser cidadão é a) cumprir com os deveres e buscar seus direitos. b) se preocupar apenas com seus direitos. c) cumprir apenas alguns dos seus deveres. d) não se preocupar com o meio ambiente e a tranqüilidade social. Observe a imagem.
Questão A imagem acima representa um direito da população, resultando no exercício da cidadania, através da livre escolha de governantes pela maioria da população, por meio de votação. Que tipo de direito é esse? a) Direito social. b) Direito cultural. c) Direito econômico. d) Direito político. Questão As doutrinas evangélicas são um grupo de denominações cristãs que surgiram a partir do movimento protestante iniciado no século XVI. Elas se diferenciam das outras igrejas cristãs por enfatizar a importância da fé pessoal. Com base no texto, responda: qual é a crença central das doutrinas evangélicas? a) A salvação pela fé em Jesus Cristo. b) A adoração de múltiplos deuses. c) A autoridade suprema do Papa. d) A devoção a santos e virgens. Questão “A história da criação contada aos judeus e cristãos conta que Deus fez o mundo do nada. É por meio da palavra falada que a criação ocorre.” Qual religião pensa dessa forma? a) Judaísmo e Cristianismo. b) Judaísmo e Budismo. c) Cristianismo e Budismo. d) Budismo e Hinduísmo. Leia o texto abaixo e responda as duas questões a seguir. Ser amigo e ter amigos faz bem Conversando com o médico, comentei a pouca melhoria de um doente, parecia piorar. Ele disse: “É porque ele recebe pouca visita, sente-se sozinho.”. A solidão é doença terrível. É como um desânimo de viver que vai corroendo por dentro. Cristo, com sua atividade constante, ele criou sua imagem de amigo, interessado e preocupado com todos. Insistia em aumentar sempre maior confiança nas pessoas. Ter fé ou esperança dá condição cada vez maior de ter certeza de aceitação. As amizades verdadeiras trazem muita alegria porque firmam dentro de nós a confiança. Na educação, é fator importante. Uma criança para quem resolvemos todos os problemas, sem lhe dar chance de ela mesma tentar solução, torna-se insegura e insatisfeita. Criar confiança em si mesmo é dar condições de amadurecer a personalidade na educação. A aproximação de Deus não é para sermos menos gente e pedir que faça tudo por nós. Ele nos valoriza porque espera muito de nós. Seu apoio é dar maior valor às qualidades que ele mesmo nos deu. Mons. Paulo Daher Questão Que sentimento pode ser adquirido pela verdadeira amizade, segundo o texto? a) Alegria. b) Solidão. c) Desânimo. d) Insegurança. Questão Qual a visão que o catolicismo tem sobre a morte? a) Não existe o inferno, mas a morte eterna. b) Passará por uma evolução até chegar na reencarnação. c) Julgamento, condenação (céu ou inferno) e eternidade. d) A alma pode ir para o céu, o inferno ou o purgatório. Questão “Quando o indivíduo morre, ocorre uma separação, o corpo volta para a terra, o espírito volta ao lugar de onde veio (Deus) e a alma pode ir para o céu, o inferno ou o purgatório.” Esse texto está falando a) da Igreja Católica. b) da Igreja Protestante. c) do Espiritismo. d) da Umbanda. O BOM SAMARITANO – PARÁBOLA Evangelho Seg. São Lucas, que foi médico escritor e companheiro de missão junto ao apóstolo São Paulo. Certo dia, um homem, interprete da lei se levantou com o intuito de por Jesus a prova, disse-lhe: "Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Jesus lhe respondeu com uma pergunta. Que está escrito na lei? Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma de todas as tuas forças e de todo o seu entendimento. E amarás o teu próximo com a ti mesmo. Disse Jesus: "Respondeste corretamente, fazes isto e viverás" "E quem é o meu próximo" - perguntou o fariseu. Jesus, então, contou-lhe a seguinte história: Certo homem descia de Jerusalém para Jerico, e veio a cair nas mãos de salteadores. Estes, depois de tudo lhe roubaram e lhe causaram muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semi-morto. Descia por ali um Sacerdote que vendo o homem ferido e caído ao chão, passou ao largo. Semelhante ao Sacerdote, passou um Levita, que descia por aquele lugar e vendo-o, também passou ao Largo. Certo Samaritano, que seguia o seu caminho, passou perto e vendo-o compadeceu-se dele. Chegando perto tratou-lhe as feridas, colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou de sua bolsa, dois denários e os entregou ao hospedeiro dizendo: cuida bem deste homem e, se alguma coisa a mais, eu te indenizarei quando voltar. Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? Respondeu-lhe o interprete da Lei: O que usou de misericórdia para com o pobre homem. Disse Jesus: "Muito bem, então vai e procede tu, de igual maneira." Bíblia Sagrada Questão “Veio a cair nas mãos de salteadores.” Que palavra abaixo poderia substituir melhor a palavra em destaque nesta expressão? a) Amigos. b) Inimigos. c) Bandidos. d) Perseguidores. Questão Na história que Jesus contou para o fariseu, quem primeiro passou de largo e não ajudou o pobre homem que estava na estrada? a) O samaritano. b) Um levita. c) Um fariseu. d) Um sacerdote.

Um comentário:

  1. São questões contextualizadas e de temas difíceis de serem encontradas para ensino fundamental. São boas.

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