terça-feira, 16 de agosto de 2022

A MÚSICA NAS RELIGIÕES

 

Há muito tempo a música é usada como forma de nos conectar ao que é divino. Desde que o mundo é mundo, o som tem sido instrumento de ligação dos seres humanos com o sobrenatural. A música, em especial, tem feito parte dos rituais de fé desde os primórdios da história como forma de conectar e elevar as pessoas às suas divindades e crenças. 

A história egípcia conta que o deus Thot criou a música e a ensinou a Osiris para que pudesse civilizar o mundo; os incas tocavam flautas e tambores em louvor ao Sol e à Lua; na Grécia, Anfião ergueu Tebas usando a força do som e Orfeu acalmou as bestas tocando sua lira; entre os povos nativos, ao redor do mundo, a música serve como meio de contato com os deuses; no cristianismo os cânticos funcionam como meditação, e no protestantismo como adoração. Seja a crença que for, é difícil achar uma religião sequer que não faça da música um instrumento de fé. 

Muitas religiões fazem uso da música para ajudar na compreensão espiritual. Maestros de suma importância ao longo da história, como Mozart, Beethoven e Vivaldi compuseram missas, transformando sons em atos explícitos de louvor a Deus e proclamando liturgicamente anseios e questionamentos sobre o sentido da vida e da morte. 

Quase todas as religiões usam a música como um caminho para se aproximar de seus fiéis. Das três grandes religiões monoteístas (que acreditam na existência de apenas um Deus) – islamismo, judaísmo e cristianismo, todas aceitam o Antigo Testamento da Bíblia como livro revelado e trabalham suas práticas musicais litúrgicas para explicar diferentes aspectos da interação humana com a música, contribuindo para o equilíbrio e o desenvolvimento espiritual. 

No Budismo se em um primeiro momento houve certa resistência para que monges ouvissem música. Com o tempo, o lirismo cantado passou se estabelecer como parte da tradição budista, dando origem a mantras, oferendas e celebrações variadas na religião. Hoje em dia, a música é um canal dentro do budismo para ajudar na concentração, no relaxamento e na devoção diante do divino. Já em todos os países islâmicos as diferentes formas de prática musical islâmica incluem o canto litúrgico nas mesquitas; as diversas formas musicais das ordens místicas (Irmandade de Sufi) e as canções e os hinos espirituais são maioritariamente cantados nos dias sagrados do Islã.

Nas tradições antigas do hinduísmo, dois gêneros musicais apareceram: Gandharva (música formal, tranquila e cerimonial) e Gana (música informal, improvisada e voltada ao entretenimento). Músicas do gênero Gandharva traziam associações divinas e celestiais, enquanto as do gênero Gana envolviam o ato de cantar. 

ATIVIDADE 

É de conhecimento popular a frase: “Quem canta, reza duas vezes” Nesta perspectiva, a utilização da música/cantos nas religiões serve como uma extensão das formas de rezar/orar. 

1. Se você possui alguma religião ou frequenta alguma igreja, certamente percebe a presença marcante de algumas canções religiosas durante os atos nas celebrações. Pode ser que essas músicas sejam cantadas individualmente, por um conjunto de cantores e músicos ou até mesmo por todos presentes nessas celebrações. 

Pense numa música religiosa que você gosta muito de ouvir ou de cantar e transcreva para o quadro abaixo alguns dos versos ou o refrão dessa música. 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agora, complete: 

Essa canção recebe o nome de _______________________________________. Ela é minha música preferida porque ___________________________________________________________________ 

Essa música me transmite um sentimento de _____________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 

A letra dessa música me ensina que ____________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário