Esse blog é voltado para professores de Língua Espanhola,Língua Portuguesa e Ensino Religioso. Espero que minhas postagens possam ajudar meus colegas de profissão a complementarem seus trabalhos.
terça-feira, 26 de dezembro de 2023
PROJETO DE CULTURA ESPANHOLA
PROJETO: “VIAJANDO” PELA CULTURA ESPANHOLA
COLÉGIO MILITAR TIRADENTES V – TIMON - MA
TURMAS: 1º E 2º ANO MATUTINO E VESPERTINO
PROFESSORES: KATIANNE CRISTINA E ERMERSON
COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC
1.Conhecimento — Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
3.Repertório Cultural — Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
4.Comunicação — Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
6.Trabalho e Projeto de Vida — Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
7.Argumentação — Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
8.Autoconhecimento e Autocuidado — Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
9.Empatia e Cooperação — Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
10.Responsabilidade e Cidadania — Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
TEMAS INTEGRADORES
TI06 – Educação em Direitos Humanos,
TI13 – Diversidade Cultural, Religiosa e Étnica,
TI15 – Ética e Cidadania.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer a importância dos países hispânicos através do estudo da Cultura Espanhola, da pesquisa, estudo, apresentações culturais e sociais fundamentadas na língua em questão, objetivando construir valores que nos levam a construção de uma nação justa, na qual, haja uma valorização e respeito pela cultura vizinha e pela própria cultura, além de levar os alunos a aprofundamento e encanto pelo que se refere a disciplina em tese.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Perceber a relação existente entre o estudo da língua espanhola e sua cultura, para que se tenha um aprendizado pleno.
- Valorizar a própria cultura por meio do respeito à diversidade cultural dos países hispanohablantes. - Reconhecer os aspectos culturais dos países hispanohablantes, valorizando-os.
- Obter conhecimento geral sobre o passado e a atualidade dos países vizinhos.
JUSTIFICATIVA
O estudo da Língua Espanhola, mais precisamente voltado para a cultura desta, visa apresentar um cenário sobre alguns países cuja língua oficial é a estudada nessa matéria. Esse panorama apresentará informações sobre os costumes e tradições, músicas, gastronomia, história, economia, política, literatura, geografia etc. Sobre esses países, a saber, Espanha, Cuba, México, El salvador, Peru, Colômbia, Argentina, Chile, Panamá, Costa Rica, Venezuela e outros países hispanohablantes, em conjunto com o grupo de alunos, será feita a seleção de qual país iniciará o roteiro da viagem, valorizando e respeitando a própria de cada um. Como sabemos a língua e a cultura são componentes que se completam para a aprendizagem de uma segunda língua, e com a oferta deste projeto, objetiva-se promover a assimilação e enriquecimento de noções básicas das duas, dentro do ensino da Língua Espanhola.
PROBLEMÁTICA
Mesmo havendo proximidade entre países hispanohablantes e o Brasil, percebe-se entre os alunos uma boa receptividade no tocante ao aprendizado da língua espanhola, mas pouco interesse no tocante à história, geografia e cultura de países que tem essa língua como oficial.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
- Aprimorar a escrita e a pronúncia da Língua Espanhola.
- Identificar os aspectos culturais dos países hispanohablantes.
- Reconhecer os aspectos naturais e físicos dos países que serão estudados.
- Identificar os aspectos históricos e políticos dos países que serão estudados
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
-Os países hispânicos de maneira geral.
-A cultura espanhola.
-História e política de países hispânicos.
- Clima, vegetação, relevo e hidrografia de países hispânicos.
METODOLOGIA:
O estudo da Cultura Espanhola se dará em um ambiente de colaboração entre os alunos participantes. Os professores, junto com aqueles, escolherão os países a serem estudados, tendo como base o tema apresentado pela Seduc. A partir daí será feito um resumo geral sobre os aspectos históricos, econômicos e culturais das nações estudadas. Em um momento próximo, serão propostas atividades diversificadas, sempre focando na elaboração de um produto final e visando a culminância, no segundo semestre, provavelmente no mês de outubro.
RECURSOS DIDÁTICOS NECESSÁRIOS
- Internet.
- TV.
- Material para confecção de livros de lendas e desenhos de mapas.
- Produtos para a produção de comidas típicas.
- Vestimentas típicas de países da língua espanhola.
- Vestimentas próprias para danças típicas da língua espanhola.
- Material para confecção de material expositivo da história e geografia de países da língua espanhola.
- Vestimentas e cenário para a peça teatral Chaves ou outra ligadas à países da língua espanhola.
- Material necessário para a apresentação de música da língua espanhola.
ORÇAMENTO
PROPOSTA PARA A CULMINÂNCIA
- Exposição de livros de lendas, desenhos de mapas, comidas típicas, material expositivo da história e geografia da língua espanhola.
- Apresentação de desfile de vestimentas, teatro, danças e música típicos da língua espanhola.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará no decorrer das aulas e da culminância, sempre observando a participação e desempenho de cada estudante nas tarefas propostas pelos professores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ABELLA, Rosa Mª Rodríguez. El componente cultural en la enseñanza/aprendizaje de lenguas extranjeras. Atti del XXI Convegno [Associazione Ispanisti ..., 2004 – dialnet.unirioja.es. p.241-250. Disponível em: . Acesso em: 07/10/2014.
BAIRRO, Catiane Colaço de. Livro didático: Um olhar nas entrelinhas da sua história. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas: “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Campinas: HISTEDBR, 2009. p.1-19. Disponível em: Acesso em: 16/05/2014.
- SARMENTO, Simone. Ensino de cultura na aula de língua estrangeira. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 2, n. 2, março de 2004. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. Disponível em: Acesso em: 01/01/2017.
- RAE. Real Academia Española (2005). Diccionario panhispánico de dudas. Voseo. Disponível em: Acesso em: 03/02/2017.
- Hernández, G. Dicionário bilíngue Ed. Ática RAMOS, Rosinda de Castro Guerra. “O livro didático de língua Espanhola para o ensino fundamental e médio: papéis, avaliação e potencialidades”, In: DIAS, Reinildes & CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (Org.). O livro didático de língua estrangeira: Múltiplas Perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras. 1ª ed. 2009, p. 173- 198. 71
- SANTOS, José Luiz dos. O que é Cultura. São Paulo: Brasiliense, 2009. (Coleção primeiros passos; 110). Disponível em: Acesso em: 02/02/2017 Sites: http://www.bomespanhol.com.br/culturahttp://www.suapesquisa.com/paises/mexico/ - - http://www.infoescola.com/colômbia/história-da-colômbia/ - ---- http://curiosidadeseculturas.blogspot.com.br/2010/10/povos-e-cultura-do-peru.html
- SILVA, Edilson Adão Cândido da. Geografia em rede. 3º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016. Acesso em 13 fev. 2019.
- Material sugerido pela Seduc – MA, para o trabalho proposto para a Cultura Espanhola.
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