UNIDADE ESCOLAR PROFESSORA ADAMIR
LEAL / TERESINA - PI
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
PROFESSORA: KATIANNE CRISTINA
TURMAS: A, B, C, D, E ANO: 2014
PROJETO: BRILHANDO NO MUNDO DA
LEITURA E DA ESCRITA
Objetivo Geral:
Desenvolver no educando o hábito da leitura e da escrita,
para que o mesmo auxilie na formação e desenvolvimento intelectual do aluno.
Objetivos Específicos:
·
Incentivar a leitura e da escrita dos educandos,
contribuindo assim para seu melhor desenvolvimento escolar.
·
Interagir com o livro de maneira prazerosa,
reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento.
·
Melhorar a concentração, a interpretação e a
produção da escrita.
·
Facilitar o acesso do aluno aos diferentes
gêneros textuais.
·
Aproximar o aluno do universo escrito e dos
gêneros de escrita para que possam manuseá-los, reparar na beleza das imagens,
relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e
opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para
selecionar o que irá ler.
·
Enriquecer o vocabulário.
·
Desenvolver as habilidades linguísticas: falar,
escutar, ler e escrever.
Duração:
Outubro a dezembro/2014 (durante as aulas do programa Mais
Educação).
Estratégias:
·
Leitura em grupo e individualmente, durante 50
minutos por semana, em sala de aula e pelo menos um livro a cada semana.
·
Leitura dramatizada de capítulos de um livro ou
um texto..Leituras de gêneros como: contos, causos, poemas, crônicas, romances,
jornais, revistas, história em quadrinhos e outros;
·
Produção de diversos gêneros textuais e de
murais para divulgação dos livros lidos pelos alunos (Propaganda da leitura).
·
Visita à Biblioteca Pública.
·
Pesquisa de bibliografias de autores da
Literatura Brasileira.
·
Empréstimo de livros da Biblioteca da escola.
·
Rodas de Leitura.
·
Propaganda da Leitura (atividade oral para o
aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas);
·
Teatro de fantoches, leitura dramatizada, jornal
falado, leitura compartilhada (feita pela professora e pelo aluno);
·
Hora do conto, Hora da Lenda, Momento da Poesia
e outros (alunos visitarão outras turmas para fazer leituras);
·
Monitoramento da leitura mensal;
·
Divulgação dos principais momentos do projeto no
mural.
Recursos:
Obras literárias, jornais, revistas, DVD ou data show,
notebook, textos didáticos, tnt, eva, cola de isopor, pincel (para criação de
murais), textos fotocopiados.
Empreendimentos:
·
Criação de murais.
·
Formação de Grupo de Contadores de História.
·
Produção dos diversos gêneros literários.
·
Criação de Fichas de leitura para análise dos
elementos da narrativa e recomendação da leitura de livros.
Avaliação:
Será realizada a avaliação da
leitura do aluno, que estabelecerá critérios e os divulgará aos alunos, a fim
de monitorar, principalmente, os avanços e os resultados do projeto. Além
disso, o professor realizará atividades sequenciais de produção escrita que
demonstrarão que objetivos foram alcançados e quais adequações serão
necessárias durante o desenvolvimento do projeto, para que as atividades de
leitura auxiliem no desenvolvimento da competência escritora do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário