quarta-feira, 29 de abril de 2020

GÊNERO: MEMÓRIAS LITERÁRIAS


Memórias Literárias

São textos produzidos para rememorar o passado, vivido ou imaginado. para isso devem-se escolher cuidadosamente as palavras, orientados por critérios estéticos que atribuem ao texto ritmo e conduzem o leitor por cenários e situações reais ou imaginárias. Essas narrativas têm como ponto de partida as experiências vividas pelo autor no passado, contadas como são lembradas no presente. Exemplo:

"Eu estava no Rio de Janeiro, aguardando a chegada de algum serviço para retornar à Paraíba. Me lembro quando o meu patrão me informou que a minha missão seria transportar três estátuas de pedra que foram adquiridas pela prefeitura para serem instaladas no Açude Velho. A recomendação e o cuidado com a carga era imensa. Para vocês terem ideia, apenas para colocar as três peças em cima do caminhão foi necessário um dia inteiro de atividades com o auxílio de um guincho."

·         Tempo: um tempo do passado: pretérito perfeito e pretérito imperfeito. eles indicam ações e têm a propriedade de localizar o fato no tempo, em relação ao momento em que se fala.
·          O narrador: em primeira pessoa é o narrador- personagem ou narrador-testemunha. No caso de memórias teremos, geralmente, o narrador- personagem, que tem por característica se apresentar e se manifestar como eu e fala a respeito daquilo que viveu. Conta a história dele sempre de forma parcial, considerando um único ponto de vista: o dele. Existe também o narrador em terceira pessoa, que apresenta a estória da forma como ela lhe foi narrada.

Características:
·         Há comparações entre o presente e o passado;
·         Há palavras e expressões que indicam uma época, situando o leitor no tempo passado;
·         Usa adequadamente os verbos no pretérito perfeito e imperfeito;
·         Refere-se a objetos, lugares e modos de vida que já não existem ou se transformam;
·         Evidenciam sentimentos, emoções e impressões sobre os acontecimentos, fatos;
·         Descreve, quando necessário, o que querem dizer certas expressões antigas ou o significado de certas palavras em desuso.
·         Expressões em primeira pessoa usadas pelo narrador, como “eu me lembro”, “vivi numa época em que”.
·         Verbos que remetem ao passado, como “lembrar”, “reviver”.
·         Palavras utilizadas na época evocada, como “vitrola”, “flertar”
·         Expressões que ajudam a localizar o leitor na época narrada, como “naquele tempo”




Nenhum comentário:

Postar um comentário