terça-feira, 29 de outubro de 2013

QUESTÕES DE PORTUGUÊS - 5ª SÉRIE (6º ANO) ENSINO FUNDAMENTAL








1. No verso "Vai abrir!!! Vai abrir!!!", a repetição do ponto de exclamação enfatiza a ideia de
(A) susto.       
(B) pressa.      
(C) surpresa.     
(D) indignação.



2. A palavra “história” é paroxítona terminada em ditongo. Assim como ela, é paroxítona acentuada a palavra
       A.    caçoa       B. radio           C. patroa         D. garoa  



3. A opinião do autor em relação ao fato comentado está em
  1. "Toque de saída. Toque de entrada."               C. "Sinais de seca brava, terrível!!"
          B.  "aroeiras expõem seus galhos"                         D. "os madacarus se erguem".

4. “Sinais de seca brava, terrível!
    O termo destacado é uma interjeição. Qual o seu tipo?
        A.    Alívio.        C. Admiração.
        B.    Dúvida.      D. Dor.

5. Encontre no texto “No mundo dos sinais” artigos definidos e escreva abaixo.
____________________________________________________________________

6. De acordo com esse texto, a palavra “FILAR” significa
  1.  comprar.      
  2.  conseguir.
  3.  convencer.
  4.  negociar.
  5.  questionar.
7. A palavra “repartir” no texto significa dividir em duas partes, ou seja, na metade. A palavra “metade” é um numeral
A. cardinal.              
B. ordinal.                  
C. multiplicativo.            
D. fracionário.

Texto I 

Cinquenta camundongos, alguns dos quais clones de clones, derrubaram os obstáculos técnicos à clonagem. Eles foram produzidos por dois cientistas da Universidade do Havaí num estudo considerado revolucionário pela revista britânica "Nature", uma das mais importantes do mundo. (...) 
A notícia de que cientistas da Universidade do Havaí desenvolveram uma técnica eficiente de clonagem fez muitos pesquisadores temerem o uso do método para clonar seres humanos.
O Globo. Caderno Ciências e Vida. 23 jul. 1998, p. 36. 

Texto II 

Cientistas dos EUA anunciaram a clonagem de 50 ratos a partir de células de animais adultos, inclusive de alguns já clonados. Seriam os primeiros clones de clones, segundo estudos publicados na edição de hoje da revista "Nature". 
A técnica empregada na pesquisa teria um aproveitamento de embriões — da fertilização ao nascimento — três vezes maior que a técnica utilizada por pesquisadores britânicos para gerar a ovelha Dolly.
Folha de S.Paulo. 1º caderno - Mundo. 03 jul. 1998, p. 16. 


8. Os dois textos tratam de clonagem. Qual aspecto dessa questão é tratado apenas no texto I? 
(A) A divulgação da clonagem de 50 ratos. 
(B) A referência à eficácia da nova técnica de clonagem. 
(C) O temor de que seres humanos sejam clonados. 
(D) A informação acerca dos pesquisadores envolvidos no experimento. 

9.  Encontre no texto I o adjetivo da palavra técnico.
___________________________________________________________________


10.  Ao analisar o adjetivo, resposta da questão 2, podemos dizer que é
(A) biforme                                      (B) uniforme

11.  Passe os adjetivos abaixo para o plural.
Revolucionário ________________________          
eficiente ______________________
Britânica _____________________________

12. Qual das frases abaixo está no grau superlativo absoluto analítico?
(A) Ele é eficientíssimo.
(B) Ele é mais eficiente que seu irmão.
(C) Ele é muito eficiente.
(D) Ele é tão eficiente quanto seu irmão.

Folha de São Paulo, 29/4/2004.
                                       
13. Pela resposta do Garfield, as coisas que acontecem no mundo são
(A) assustadoras.
(B) corriqueiras.
(C) curiosas.
(D) naturais.


14.  “Você não faz ideia do monte de coisas que estão acontecendo no mundo.”
Analise cada uma das palavras destacadas na frase acima, circule a sílaba tônica e diga se é:oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
VOCÊ _____________________________   
IDEIA  _____________________________
COISAS  ___________________________    
MUNDO  ___________________________



1.     15.  Segundo o texto “A chácara do Chico Bolacha”, o personagem Chico é:
(A)  risonho    
(B)  desorganizado    
(C)  organizado     
(D)  trabalhador 

16.   Encontre na última estrofe do poema “A chácara do Chico Bolacha” dois ditongos e escreva abaixo.
___________________________________________________________________


17.      No quarto quadrinho, da tira acima, temos a palavra “rainha”, que tem um hiato: o “i”. Por que esse “i” não foi acentuado?
________________________________________________________________

18.      A frase que pode resumir a atitude de Suriá nessa história é
(A) “O que é meu, é seu”.                                              
(B) “Vem cá, que a gente decide junto”.
(C)  “Duas cabeças pensam melhor do que uma”.        
(D) “Não quero tudo para mim, só a parte boa”.

19. Os pronomes demonstrativos abaixo são utilizados em determinadas situações, colocadas na segunda coluna. Leia atentamente e relacione a primeira  com a segunda, de forma correta.
( 1 ) Este, esta, isto.                                 (    ) Quando está perto de quem fala.
( 2  ) Esse, essa, isso.                              (    ) Quando está longe de quem fala e quem ouve.
(  3 ) Aquele, aquela, aquilo.                    (    ) Quando está perto de quem ouve.


20. O humor do texto acontece porque:
a) Maluquinho descobriu um novo remédio.
b) a doença do mau hálito é muito incômoda.
c) o remédio é a rolha do vidro e não o seu conteúdo.
d) o remédio pode ser vendido para milhões de pessoas.

21. Os três sinais de exclamação que aparecem no primeiro quadrinho foram usados para ressaltar:
a) a descoberta de algo sem importância
b) a euforia do personagem com a descoberta.
c) seu desejo de vender o remédio para o amigo.
d) seu entusiasmo ao explicar como se tomava o remédio.

22. A expressão do rosto do amigo de Maluquinho no último quadrinho revela:
a) surpresa.                   b) desânimo.                    c) raiva.                    d) decepção.

23. Encontre no texto da tira do Maluquinho um substantivo e escreva abaixo.
________________________________________________________________

24. Complete a história do Menino Maluquinho:

O bicho
Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão, Não era um gato. Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

BANDEIRA, Manuel. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Ática, 1985.

25. O que motivou o bicho a catar restos foi
A) a própria fome.
B) a imundice do pátio.
C) o cheiro da comida.
   D) a amizade pelo cão.

A Raposa e o Cancão
Passara a manhã chovendo, e o Cancão todo molhado, sem poder voar, estava tristemente pousado à beira de uma estrada. Veio a raposa e levou-o na boca para os filhinhos. Mas o caminho era longo e o sol ardente. Mestre Cancão enxugou e começou a cuidar do meio de escapar à raposa. Passam perto de um povoado. Uns meninos que brincavam começam a dirigir desaforos à astuciosa caçadora. Vai o Cancão e fala:
— Comadre raposa, isto é um desaforo! Eu se fosse você não aguentava! Pas­sava uma descompostura!...
A raposa abre a boca num impropério terrível contra a criançada. O Cancão voa, pousa triunfantemente num galho e ajuda a vaiá-la...
CASCUDO, Luís Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 16ª ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

26. No final da história, a raposa foi
(A) corajosa.
(B) cuidadosa.
(C) esperta.
(D) ingênua.

Como fazer seu twitter bombar na internet...
“Basta você escrever algo relevante, todos os dias, de no máximo 140 caracteres”, diz o jornalista Marcelo Tas. Ele é um dos recordistas em número de followers, ou seguidores, que ´como são chamados os usuários que se inscrevem no Twitter para receber essas micromensagens. No caso de Tas, são mais de 15 mil followers. Para Ralpher Mazoni Jr., [...], a coisa mais simples. “Se o objetivo é manter contato apenas com os amigos, as chances de ficar conhecido são pequenas. Mas, se tiver algo a dizer e conseguir com que as pessoas influentes o sigam as possibilidades de você deixar de ser só um anônimo virtual aumentam bastante”, afirma.
Galileu, abr. 2009, n. 2133, p. 32. 

27.  No título desse texto, a expressão “bombar” tem a intenção de
(A) apontar a existência de mensagens indesejáveis.
(B) Indicar a possibilidade de grande repercussão.
(C) Revelar um meio de conhecer pessoas influentes.
(D) Sugerir uma forma moderna de comunicação.

28. De acordo com esse texto, o “anônimo virtual” é
(A) um desconhecido na internet.                            
(B) um desconhecido na sociedade.
(C) uma pessoa escondida na rede.
(D) uma pessoa iniciante na rede.

29. “diz o jornalista”.
     Analisando o substantivo jornalista, podemos dizer que, quanto a flexão de gênero, este é
(A) biforme.                                                                   (B) uniforme sobrecomum.

(C) uniforme comum de dois gêneros.                            (D) uniforme epiceno.


30. Esse texto é engraçado, porque
A)    a criançada apostava corrida.
B)    a criançada estava se divertindo.
C)    o cabelo do menino serviu de varal.
D)    o menino estava com muita raiva.

31. Esse texto fala sobre
(A)  a época da escravidão.
(B)  a origem da Lenda do Saci.
(C)  as brincadeiras de Saci.
(D)  as regiões do Brasil.

32. Passando para o plural as palavras: saci, escravidão, Brasil e guarani, elas ficariam iguais às de qual alternativa?
(A) Saciis, escravidões, Brasis, guaranis.
(B) Sacis, escravidões, Brasis, guaranis.
(C) Sacis, escravidães, Brasiis, guaranises.
(D) Sacis, escravidãos, Brasil, guarani.

 Livros e flores
Teus olhos são meus livros.
Que livro há ainda melhor,
Em que melhor se leia
A página do amor?

Flores me são teus lábios.
Onde há mais bela flor,
Em que melhor se beba
O bálsamo do amor?
Machado de Assis. Obras completas III. Rio de janeiro: Aguiar, 1962.


33. Após ler o poema acima, responda:
a) Quantos versos tem? ____________________________________________________________________
b) Quantas estrofes tem? __________________________________________________________________
c) Leia atentamente a primeira estrofe e responda onde está ocorrendo rima.
______________________________________________________________________________
d) As rimas da segunda estrofe são externas ou internas? ________________________________________
e) “Flores me são teus lábios. ”. A palavra flores está no sentido próprio (denotação) ou figurado (conotação)?
__________________________________________________


Viagem inesquecível

Relato pessoal
por Thalitta Augusta - 1º ano

Lembro-me perfeitamente da sexta-feira, em que estava de partida para uma viagem muito emocionante.

Naquele momento eu pensava que ia me chatear com a viagem, nem queria ir, mas enganei-me completamente, adorei muito, pois foi lá que conheci muitas coisas diferente, as quais nunca tinha visto antes. Conheci várias pessoas, grandes lojas, zoológicos dentre outras coisas interessantes, foram três dias bastante cansativos, porém de muito aprendizado e diversão.

Quando estava no auge de minha empolgação tive que voltar e fiquei muito triste, tudo que vivi ali deixou muita saudade, aqueles três dias passou muito rápido, desejei permanecer por mais alguns dias, mas não teve jeito, aquele era o último dia e tinha que aproveitar para fazer o que ainda não tinha feito, então, corri para a rua, comprei umas roupas, fui ao shopping, e andei muito pelo centro da bela Goiânia e por último fui a uma lanchonete, onde me diverti muito.

Infelizmente, a hora de voltar se aproximava, depois do lanche, saí novamente, comprei vários presentinhos para minha família, embarquei e voltei. Jamais esquecerei dos bons momentos que ali passei.

Voltei muito triste e quando cheguei em Tangará da Serra, fui contar todas as novidades para meus amigos, minha família e agora estou contando para você que está lendo.


34. Segundo o texto Viagem inesquecível, Thalitta
(A) gostou da viagem.
(B) não gostou da viagem.
(C) não deixou claro se gostou da viagem.
(D) se chateou com a viagem.

35.Naquele momento eu pensava que ia me chatear com a viagem...”
     Os pronomes sublinhados na frase acima são
(A) demonstrativos.
(B) possessivos.
 (C) pessoais.
(D) indefinidos.

36. De acordo com o texto, Thalitta conheceu muitas coisas na viagem. Retire do texto o que ela conheceu.
__________________________________________________________________________________________________________________________ 

37. Após ler a tira acima, chegamos à conclusão que Calvin
(A) é um aluno preocupado com suas notas.
(B) é um aluno que gosta de estudar.
(C) estudou, mas não se acha preparado.
(D) é um aluno que não gosta de estudar.

38. Retire da tira acima um:
- pronome pessoal de tratamento: ______________________________
- pronome possessivo: _______________________________________
- pronome pessoal do caso reto: _______________________________
- pronome indefinido: ________________________________________

A CASA DOS PRONOMES

- Chega de Adjetivos – gritou a menina. – Eu não sei por que tenho grande simpatia pelos Pronomes, e queria visitá-los já.
- Muito fácil – respondeu o rinoceronte. – Eles moram naquelas casinhas aqui defronte. A primeira, e menor, é a dos Pronomes Pessoais.
(...)
E todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais enquanto Quindim ia explicando que os Pronomes são palavras que também não possuem pernas e só se movimentam amarradas aos Verbos.
Emília bateu na porta – toque, toque, toque.
Veio abri o Pronome Eu.
- Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
(...)
- E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? – perguntou Emília.
- Estão lá dentro, jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os Pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o Me, o Mim , o Migo, o Nos, o Nosco, o Te, o Ti, o Tigo, o Vos, o Vosco, o O, o A, o Lhe, o Se, o Si e o Sigo – dezesseis Pronomes Oblíquos.
- Sim, senhor! Que luxo de criadagem! – admirou-se Emilia. – Cada Pronome tem a seu serviço vários criadinhos oblíquos...
- E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento – disse Eu. – Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Fulano, Sicrano, Você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.
Monteiro Lobato
Emília no país da gramática, Brasiliense.

39. Que explicação Quindim deu sobre os pronomes?
__________________________________________________________________________________________________________________________ 
40. Retire do texto alguns pronomes de tratamento.

____________________________________________________________


Um corvo que passeava pelo campo, apanhou um pedaço de queijo que estava no chão e fugiu, acabando por pousar sobre uma árvore.
A raposa observando-o de longe sentiu uma enorme inveja e desejou de todo, comer-lhe o queijo. Assim pôs-se ao pé da árvore e disse: Por certo que és formoso e gentil-homem, e poucos pássaros há que te ganhem. Tu és bem-disposto e muito falante; se acertaras de saber cantar, nenhuma ave se comparará contigo.
O corvo soberbo de todos estes elogios, levanta o pescoço para cantar, porém abrindo a boca o queijo caiu-lhe. A raposa apanhou e foi-se embora, ficando o corvo faminto e corrido da sua própria ignorância.
Moral da história: Não dês ouvidos a quem te inveja.

41.A raposa observando-o de longe sentiu uma enorme inveja e desejou de todo, comer-lhe o queijo.”
A expressão “desejou de todo” significa que
(A)  A raposa desejou um pouco.
(B)  A raposa desejou muito.
(C)  A raposa desejou tudo.
(D) A raposa desejou nada.

42.Um corvo que passeava pelo campo”
O artigo “um” leva a supor que o corvo
       (A) era desconhecido da raposa.
       (B)  era um conhecido da raposa.
       (C)  era um parente da raposa.
       (D) era de uma terra distante.



Um pastor costumava levar seu rebanho para fora da aldeia. Um dia
resolveu pregar uma peça nos vizinhos.
- Um lobo! Um lobo! Socorro! Ele vai comer minhas ovelhas! Os
vizinhos largaram o trabalho e saíram correndo para o campo para
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socorrer o menino. Mas encontraram-no às gargalhadas. Não havia lobo
nenhum.
Ainda outra vez ele fez a mesma brincadeira e todos vieram ajudar;
e ele caçoou de todos.
Mas um dia o lobo apareceu de fato e começou a atacar as ovelhas.
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Morrendo de medo, o menino saiu correndo.
- Um lobo! Um lobo! Socorro!
Os vizinhos ouviram, mas acharam que era caçoada. Ninguém
socorreu e o pastor perdeu todo o rebanho.
Ninguém acredita quando o mentiroso fala a verdade.

BENNETT, William J. O Livro das Virtudes para Crianças. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

43. O texto tem a finalidade de 
(A) dar uma informação.
(B) fazer uma propaganda.
(C) registrar um acontecimento.
(D) transmitir um ensinamento.

A Formiga e a Pomba

Uma Formiga foi à margem do rio para beber água e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar. 
Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. 
A Formiga subiu na folha e flutuou em segurança até a margem. 
Pouco tempo depois, um caçador de pássaros veio por baixo da árvore e se preparava para colocar varas com visgo perto da Pomba que repousava nos galhos alheia ao perigo. 
A Formiga, percebendo sua intenção, deu-lhe uma ferroada no pé. 
Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a Pomba voasse para longe a salvo.

Moral da História: Trate bem seu próximo que ele lhe tratará bem também.

44. Um caçador de pássaros preparava uma armadilha para pegar a pomba. A formiga resolveu ajudá-la, dando
         (A) um susto nele.
         (B) um grito perto dele.
        (C) uma ferroada no pé dele.
        (D)um beliscão nele.

45. A utilização das expressões “uma formiga” e “uma pomba” no início da participação delas na estória, e depois a troca por “a formiga” e “a pomba”, significa que
(A) elas eram desconhecidas e tornaram-se conhecidas.
(B) elas eram conhecidas e tornaram-se desconhecidas.
(C) elas eram amigas e tornaram-se inimigas.
(D) elas eram inimigas e tornaram-se amigas.

46.  “Uma Pomba que estava numa árvore sobre a água, arrancou uma folha...”
     As palavras “uma” sublinhadas no trecho acima são numeral ou artigo? Explique.
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47. Cite características de uma fábula.
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MORADA DO INVENTOR (Elias José)

A professora pedia e a gente levava, 
achando loucura ou monte de lixo: 

latas vazias de bebidas, caixas de fósforo, 
pedaços de papel de embrulho, fitas, 
brinquedos quebrados, xícaras sem asa, 
recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas, 
revistas e jornais lidos, retalhos de tecido, 
rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo, 
pedaços de madeira, de ferro ou de plástico. 

Um dia, a professora deu a partida 
e transformamos, colamos e colorimos. 
E surgiram bonecos esquisitos, 
bichos de outros planetas, bruxas 
e coisas malucas que Deus não inventou. 

Tudo o que nascia ganhava nome, pais, 
casa, amigos, parentes e país. 
E nasceram histórias de rir ou de arrepiar!… 
E a escola virou morada de inventor!

Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4278/morada-do-inventor. Acesso dia 01/06/2017.

48. O poema sugere que, pela imaginação, é possível:
(A) transformar e dar significado a coisas aparentemente sem sentido.
(B) combinar elementos e formar um mundo sem criatividade.
(C) criar um mundo já existente no mundo real.
(D) transformar lixo em coisas inúteis.

49. Os substantivos podem ser classificados em: primitivo ou derivado, simples ou composto, comum ou próprio, concreto ou abstrato e coletivo.
   Analise os que estão listados abaixo e dê a classificação de cada um, justificando sua resposta.

Lata ______________________________________________________________________
Brinquedo ____________________________________________________________________
Lua ______________________________________________________________________
Bruxa ______________________________________________________________________
Deus ______________________________________________________________________
Loucura _____________________________________________________________________


Leia o texto abaixo:

Um mendigo conversa com uma mulher.

- O pão que a senhora me deu ontem fez com que eu lembrasse minha antiga profissão.

- Ah! Então o senhor já foi padeiro?

- Não, senhora. Eu era pedreiro.

50. Ficou subentendido no texto que o pão da senhora
(A)  tinha cimento.                              (B) estava duro.
(C) estava delicioso.                           (D) parecia colher de pedreiro.

51. Retire do texto :
a) Duas palavras com dígrafo:_____________________________________________
b) Duas palavras com encontro consonantal: __________________________________

52. Complete as frases com adjetivos adequados.
a) Um ________________________ sorriso iluminou-lhe o rosto _______________________.
b) Marieta e Mariana são __________________________.
c) Não como este chocolate, porque está _________________________.
d) Estes livros são ___________________________.
e) No meu ___________________________ jardim florescem violetas _________________________.
f) A viagem a Ouro Preto foi ____________________________.

53. Escreva ao lado de cada adjetivo a seguir, um substantivo a que você possa atribuir a característica indicada.
___________________________ maduras.
___________________________ distante.
___________________________ venenosa.
___________________________ competente.
___________________________ branco.
___________________________ saboroso.

Observe atentamente a tira abaixo.



54. O balão, no segundo quadrinho, leva-nos a concluir que a Magali
(A) estava pensando.                                 (B) estava cochichando.

(C) estava desenhando.                             (D) estava falando.

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